Agathon Indústria e comércio
 
detalhe topo
 
Perfil
Untitled Document
detalhe miolo
 
 
A Metalúrgica Agathon foi fundada em abril de 1964 pelo engenheiro alemão Goswin Milz, no bairro do Jabaquara em São Paulo, em uma época em que o país vivia uma grande revolução industrial interna, logo depois de Juscelino Kubitschek ter construído Brasília.
O surgimento da industria automobilística deu um grande impulso ao crescimento econômico do país, mas o índice de nacionalização das peças ainda era muito baixo. Percebendo essa janela de oportunidade, o “Engenheiro” , como Milz era chamado por amigos e colaboradores, usando tecnologia alemã e sua grande capacidade realizadora, passou a fabricar produtos metalúrgicos localmente, adaptando-os às nossas condições técnicas, num processo chamado tropicalização. No inicio, eram porcas de solda para Fusca e Kombi, depois vieram os outros elementos de fixação, dos mais diversos tipos e tamanhos, desde simples arruelas ate as mais sofisticadas molas prato.
A Agathon tornou-se assim um importante fornecedor de autopeças para as primeiras montadoras a se instalarem no Brasil. A seriedade de seu trabalho e a qualidade de seus produtos permitiram que a Agathon, em pouco tempo, viesse a participar também dos demais segmentos de mercado com outras empresas, fornecendo produtos de precisão e tecnologia.
Além do crescimento técnico e industrial, também investiu em suas áreas de apoio. A empresa conta com um moderno escritório administrativo, dotado de recursos de informática e telecomunicações, um laboratório de análises físicas, químicas e metalográficas para matérias primas e produtos acabados, controle de qualidade e treinamento de pessoal. Graças a sua estrutura e a sua capacidade técnica, a empresa tem enfrentado com sucesso a abertura da economia brasileira, a globalização dos negócios e a terceirização industrial. A empresa orgulha-se pelos elogios recebidos em inúmeras auditorias d qualidade ao longo dos últimos anos, inclusive de sua certificação ISO 9000-2000.
Seguindo sua vocação de pioneira e buscando estreitar o relacionamento com a industria emergente da época, a empresa transferiu-se em 1970 para sua sede própria em Diadema, no ABCD paulista, um dos maiores pólos industriais do país. Impulsionada pela década do “milagre brasileiro” e com novas e maiores instalações, com 2.660 m2 de área construída e 3.000 m² de área total, a empresa experimentou significativa expansão de suas atividades.
Utilizando sua capacidade técnica para solucionar problemas, a Agathon não só aumentou sua linha de produtos próprios, como também passou a fabricar produtos sob encomenda, atendendo assim às mais diversas necessidades de seus clientes. Sempre crescendo e investindo no próprio negócio, a empresa alcançou um alto índice de verticalização, operando suas próprias unidades de laminação, trefilação, estamparia e tratamento térmico, consolidando assim sua destacada posição no mercado de autopeças, elementos de fixação não roscados e especialidades de estampagem de metais ferrosos e não ferrosos. Alem de operar um grande número de prensas excêntricas, rápidas e convencionais, de 8 a 250 t, com sistemas automatizados de alimentação, endireitadores de chapas e desbobinadores eletrônicos, a Agathon também esta equipada com prensas automáticas, de alta velocidade, multifuncionais, de pequeno e grande portes, com capacidade para dobrar, furar, estampar e fazer roscas internas com grande produtividade e precisão.
 
 
Untitled Document
 
R. Marinho de Carvalho, 82 - Vila Marina - Diadema/SP - CEP: 09921-005
Tel. 11 4053-2828 - FAX. 11 4048-1854
Untitled Document MK12 Com. Integrada